Meu Bem Querer


Meu bem-querer
É segredo, é sagrado
Está sacramentado
Em meu coração

Meu bem-querer
Tem um "quê" de pecado
Acariciado pela emoção
Meu bem-querer, meu encanto
Tô sofrendo tanto

Amor
E o que é o sofrer
Para mim que estou
Jurado pra morrer de amor?


Djavan

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Fragil



As vezes tenho medo desse amor que é tão grande dentro de mim.
Bate tão forte no meu peito,que assusta o meu coração.
É um amor sincero,cauteloso,ansioso não tem ilusão.
Sinto esse amor forte,corajoso,impulsivo mas carinhoso em
qualquer situação.
Esse amor destemido,no fundo carente não é prepotente,
tem emoção
Chora com o medo,briga com a tristeza,ri da folia foge da ilusão.
Mas sempre volta,batendo forte no meu coração.
É um amor verdadeiro,frágil,valente que precisa de carinho.
Mas que tem medo da solidão...

Celi Luzzi

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Em Seu Auxílio


Conserve a própria fé, por tal modo,
que você não possa se afligir, excessivamente,
em nenhuma dificuldade.
Guarde otimismo, com tamanha elevação que
os contratempos da vida não lhe venham a ferir.
Habitue-se à tolerância com tanta fidelidade, que consiga se ver sempre na posição da pessoa menos simpática, evitando ressentimento ou a censura.
Cultive o amor ao próximo, com tanto empenho
que você não consiga fixar-se em qualquer aversão.
Creia na influência e na vitória do bem,
com tanta convicção, que não possa prender-se
à qualquer idéia do mal.
Sustente a própria compreensão, de tal maneira,
que não disponha de meios para ver inimigos e
sim amigos e instrutores, em toda parte.
Resguarde-se no trabalho, com tenta dedicação
ao bem, que não conte com qualquer ensejo
de atrapalhar os outros.
Faça o melhor que puder, em qualquer situação,
com tamanho devotamento à felicidade alheia
que não sofra arrependimento ou remorso,
em tempos de crise.
Atenda à harmonia, onde estiver, com tanta pontualidade, que não encontre motivos para
perder a própria segurança.
Consagre-se a descobrir o " lado bom " das
criaturas e das situações, com tanta pertinácia,
que não ache oportunidade para criticar a ninguém.
Se fizermos isso, estejamos certos de que assim venceremos.

Chico Xavier

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Se Te Amo, Não Sei...


Amar! se te amo,não sei.
Ouço ai pronunciar
Essa palavra de modo
Que não sei o que é amar.

Se amar é sonhar contigo,
Se é pensar, velando, em ti,
Se é ter-te na alma presente
Todo esquecido de mim!

Se é cobiçar-te,querer-te
Como uma bênção dos céus
A ti somente na terra
Como lá em cima a Deus;

Se é dar a vida,o futuro,
Para dizer que te amei:
Amo;porém se te amo
Como ouço dizer, -- não sei.

Gonsalves Dias

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Mais Alto


Mais alto, sim! mais alto, mais além
Do sonho, onde morar a dor da vida,
Até sair de mim! Ser a Perdida,
A que se não encontra! Aquela a quem

O mundo nao conhece por Alguém!
Ser orgulho, ser águia na subida,
Até chegar a ser, entontecida,
Aquela que sonhou o meu desdém!

Mais alto, sim! Mais alto! A Intangível
Turris Ebúrnea erguida nos espaços,
A rutilante luz dum impossível!

Mais alto, sim! Mais alto! Onde couber
O mal da vida dentro dos meus braços,
Dos meus divinos braços de Mulher!

Florbela Espanca

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Para Atingir Seus Sonhos...


Abra os olhos para ver as coisas como realmente são.

Basta apenas acreditar em você mesmo.

Considere as coisas por vários ângulos.

Desistir é palavra que deve ser riscada do vocabulário.

Entenda a si mesmo para entender melhor seus semelhantes.

Família e amigos são tesouros escondidos, procure encontrá-los e desfrutar de suas riquezas.

Ganha mais quem faz e doa mais do que planejou.

Hoje aproveite a vida. O ontem já passou e o amanhã pode nunca chegar.

Ignore aqueles que tentam te desencorajar.

Já chegou a hora de agir. Faça agora. Aja!!!.

Know-how, novas técnicas e preparo são fundamentais.

Leia, estude e aprenda sobre tudo o que é importante na sua vida.

Mais do que tudo, queira seus sonhos.

Nunca minta, trapaceie ou roube enquanto persegue uma boa meta.

Obtenha mais paz e harmonia evitando fontes, pessoas, lugares, coisas e hábitos negativos.

Prática leva a perfeição.

Quem desiste nunca vence e os vencedores nunca desistem.

Ressalte e defina seus objetivos e vá em direção a eles.

Sonhos são a matéria prima de qualquer realização. Apegue-se a eles.

Tome e assuma o controle de seu próprio destino.

Uma boa atitude positiva deve ser preservada sempre.

Visualize o que você quer.

Watts: Ponha energia em sua vida. Acelere seus esforços e faça acontecer.

Xis: o "x" da questão é: Você é uma criação única de Deus, nada nem ninguém pode substituir você.

Zele por sua auto-estima. Ame-se mais.


Por: Ligia Barreto

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Bel Prazer

Queria ter você por uma noite,
para poder te dizer e te mostrar,
o que eu tenho para te oferecer...

Dar-te carinhos,
abraços,
amassos...

Dar-te-ei também,
meu coração,
cheio de amor,
esperança.

Sentimentos que se unem,
e fazem florescer a paixão,
que está presa dentro do meu ser...
Está escondida,
e só se mostrará para você.

Mostrar-te-ei também o caminho,
o caminho da felicidade,
que todos procuram,
mas poucos encontram!

Só aquele de coração puro,
De sentimentos verdadeiros,
Consegue encontrar o caminho
da felicidade plena...

Davidson Alves

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Casamento Japonês - 日本の結婚式

O tradicional casamento japonês caracteriza-se por um ritual sereno e simultaneamente colorido que, antes de se realizar na sua plenitude, requer a observação de uma série de etapas e preceitos específicos – apesar de muitos casais japoneses optarem por seguir rituais mais simplificados (ou mesmo ignorarem certas fases) e envergar trajes tipicamente ocidentais.

Ainda assim, e de acordo com a tradição tipicamente japonesa, tudo começa com visitas nocturnas discretas do noivo à casa da noiva e, após os pais desta tomarem conhecimento das mesmas, o noivo é convidado a compartilhar bolos de arroz, um sinal de aceitação e bênção por parte dos pais da noiva. Normalmente, o casamento só se celebra após o nascimento de uma criança ou após a morte dos pais do noivo (esta tradição está a cair em forte desuso, por motivos evidentes).

Outra tradição importante é a do Yui-no, que consiste na reunião das famílias de ambos os noivos, partilhando-se alimentos e trocando-se oferendas, entre as quais se encontra o saké (simboliza o carinho e a obediência). O acordo é selado num dia de sorte, seleccionado no almanaque japonês. Por sua vez, os noivos também trocam presentes entre si, sendo que o noivo é geralmente contemplado com uma saia, símbolo de fidelidade.

Antigamente, ainda era costume arranjarem-se casamentos motivados por interesses financeiros e, apesar dos actuais casamentos japoneses se celebrarem por amor, o Mi-ai ainda se realiza esporadicamente, que consiste na entrevista mútua dos pais da noiva e, posteriormente, na apresentação do noivo à noiva.

Os casamentos são tradicionalmente marcados na Primavera e no Outono, devido às condições climatéricas mais favoráveis e em dias especiais, indicados pelo almanaque japonês. Dezenas de casais contraem matrimónio nestes dias, em simultâneo.

Por:Isabel Rodrigues


Fonte:/www.ruadireita.com

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Não Sejas Nada



Não quero que sejas
uma lembrança
mas minha esperança.

Não quero que sejas
um dia da minha vida
mas minha vida inteira

Não quero que sejas
um lamento
mas um bom momento

Não quero que seja
nada mais que você mesmo,
meu amor,meu desejo.

Joel Cardoso

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Judô - Juu Dou - 柔道


Judô (português brasileiro) ou Judo (português europeu) (柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
O Judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.
Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

Fonte Wikipédia

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Missão



Meus versos terão cumprido a sua missão
se puderem ser pedra e areia
servirem de barricada.

Se puderem ser o hino, quando o desânimo
se levantar como a poeira dos escombros.

Se puderem permanecer no alto, como a bandeira
rasgada e irreconhecível, mas tremulando.

Terão cumprido a sua missão
se na hora em que precisarem deles
não negarem fogo como a boa arma,
se outros puderem ouvi-lo, como o esperanto,
depois da vitória do homem e da vitória do povo.


JG de Araújo Jorge

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Kanji - 漢字


                                                                     Kanji

Os kanji (漢字) são caracteres de origem chinesa, da época da Dinastia Han, que se utilizam para escrever japonês junto com os silabários katakana e hiragana.
No Brasil, Kanji, também é sinónimo de ideograma. Sempre foi muito utilizado na confecção de tatuagens. Devido ao imenso e variável número de kanji's, o ministério da educação japonês definiu, a 10 de Outubro de 1981, a jōyō kanji, uma lista de 1945 kanji oficiais, distribuídos por ordem de traços, de 1 até 23.

História

Há algumas discordâncias sobre como os caracteres Chineses chegaram ao Japão, mas é geralmente aceito que monges Budistas, ao voltar para o Japão, trouxeram consigo textos Chineses por volta do século V. Esses textos estavam na língua Chinesa, e num primeiro momento teriam sido lidos como tal. Com o passar do tempo, porém, um sistema conhecido como kanbun (漢文) foi desenvolvido; ele essencialmente usava sinais diacríticos nos textos Chineses para possibilitar aos falantes do Japonês lê-los de acordo com as regras da gramática Japonesa. A língua Japonesa não possuía forma escrita naquele tempo. Surgiu um sistema de escrita chamado man'yogana que usava um limitado número de caracteres Chineses baseados em sua pronúncia, ao invés de seu significado. Man'yõgana escrito em estilo curvilínio se tornou hiragana, um sistema de escrita que era acessível às mulheres (que na época não recebiam educação superior). O silabário katakana emergiu por um caminho paralelo: estudantes de monastério simplificaram man'yõgana a um único elemento constituinte. Desta forma os dois outros sistemas de escrita, hiragana e katakana, referidos coletivamente como "kana", são, na verdade, provenientes de kanjis.

Fonte Wikipédia

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Primeiros Erros



Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo os meus passos no chão

Se você não entende não vê
Se não me vê não entende
Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende

Se o meu corpo virasse sol
Minha mente virasse sol
Mas só chove e chove
Chove e chove

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros

O meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só chove e chove
Chove e chove

Kiko Zambianchi

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Não Me Ouças...



Meu Deus...
Se eu Te pedir que removas pedras e espinhos
da minha estrada, não me ouças:
os empecilhos ensinam-me a caminhar com segurança e cautela.
Sem quedas, ninguém aprende a se levantar para prosseguir.
Se eu Te rogar para me clareares os dias enoitecidos,
não me ouças:
Minhas lutas contra as trevas na Terra,
hão de trazer-me luz além daqui.
Ouças-me apenas quando eu Te pedir forças para:
suportar as dores que me ensinam;
as ofensas que me amestram no perdão;
as calúnias que me tornam benevolente
e o abandono que me faz Te sentir perto de mim.

Peço-Te o poder da fé,
a riqueza da esperança,
a grandeza da humildade,
o tesouro da sabedoria,
a Bênção do Teu perdão...
Pois somente assim..
.

Poderei alcançar a liberdade plena,
em um viver mais pleno que se encontra
além da plenitude Da Terra


Autor Desconhecido

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Transforma-se o Amador na Cousa Amada,




Transforma-se o amador na cousa amada,
por virtude do muito imaginar;
não tenho logo mais que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.
Se nela está minha alma transformada,
que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
pois consigo tal alma está liada.
Mas esta linda e pura semidéia,
que, como o acidente em seu sujeito,
assim co’a alma minha se conforma,
está no pensamento como idéia;
[e] o vivo e puro amor de que sou feito,
como matéria simples busca a forma.

Luís de Camões

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Ekiden - 駅伝


A ekiden é uma corrida de revezamento em longa distância realizada em vias públicas comuns. O corredor de cada equipe leva consigo uma faixa de pano “tasuki” suspensa pelos ombros e cruzada sobre o peito. A faixa é passada de um membro da equipe para o próximo, como um bastão na corrida de revezamento convencional e à medida que os corredores se esforçam para alcançar um companheiro de equipe que esteja aguardando a passagem da faixa, o entusiasmo da multidão que se perfila ao longo do percurso aumenta. Individualmente, cada corredor quer quebrar o recorde, e é claro, acima de tudo deseja se esforçar ao máximo por sua própria equipe. Do Japão, o revezamento ekiden difundiu-se para outras partes do mundo, entre as quais a China, o Quênia e a Tanzânia.

A primeira corrida ekiden foi realizada em 1917, no 50º aniversário de transferência da capital japonesa da milenar cidade de Quioto para Tóquio. O aniversário foi celebrado com uma grande exposição e vários eventos, como uma corrida entre as duas cidades, numa distância de 508 quilômetros, promovida pelo jornal Yomiuri Shimbun. Sob o título de Tokaido Ekiden Toho Kyoso, a corrida foi divida em 23 etapas e durou 3 dias!!

O nome do novo tipo de corrida de revezamento, foi dado pelo poeta Toki Zemmaro (1885-1980), que na época chefiava o setor de assuntos sociais do jornal. Em japonês, a palavra eki significa “estação” e den, “transmissão”. Isso porque a China e o Japão antigos utilizavam um elaborado sistema de transporte e comunicação com estações - eki – situadas de distância a distância ao longo das estradas principais. Passageiros, correspondências importantes e diversos tipos de mercadorias eram transportados a cavalo de uma estação à outra. A ekiden de 1917 então, simbolizava um retorno aos velhos tempos, só que desta vez usando corredores em vez de cavalos. A corrida também proclamava um Japão novo e dinâmico, visto que o percurso seria coberto em apenas três dias, em vez dos mais de vinte que alguém levaria para percorrer em passo normal a mesma distância.


Os anúncios publicados atraíram muitos interessados em participar da corrida, e os 46 escolhidos formaram duas equipes, das quais eram 23 estudantes de Tóquio contra 23 professores e estudantes da província de Aichi. A competição de três dias teve início, prosseguindo sem interrupção ao logo da noite provocando manifestações de entusiasmo por todo o Japão, e quando os corredores se aproximaram da linha de chegada em Tóquio, foram ovacionados por bem mais de 100.000 espectadores.

Hoje, corridas ekiden são realizadas em várias partes do Japão a cada inverno. A ekiden mais famosa é Tóquio – Hakone – Tóquio, que é conhecida como “Hakone Ekiden”, e tem entre seus participantes muitas equipes de universitários, sendo um evento esportivo que atrai uma enorme quantidade de espectadores a cada período de Ano Novo.


A ekiden é um esporte autenticamente japonês, praticado principalmente por jovens e que cada vez mais, devido à tradição, têm atraído o interesse do povo nipônico de todas as idades.

Fonte:www.japao-online.com

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Eu e O Diário De Anne Frank





Somos pegos de surpresa pela vida, e é ai que ela nos ensina viver. Assistindo Telecine Cult domingo passado, fiquei feliz que passaria o filme “O Diário de Anne Frank”, ano de lançamento 1959, fiquei ansiosa pelo filme, não que nunca tivesse assistido, mais revelo seria uma emoção. Li o livro na adolescência mais precisava rever o filme e comprar outro livro, pois o meu extraviou-se. E como imaginava terminei em êxtase. Um filme que nos ensina a valorizar tudo que eu tenho desprezado nos últimos dias. A vontade de viver e agradecer por poder continuar viva. Hoje para mim é o dia D , vou ao médico finalizar ou continuar a fazer exames para melhorar meu estado de saúde e controlar o câncer de mama. Mais no filme eu vi que tem horrores maiores para se viver do que uma doença que estar sendo tratada por pessoas maravilhosas e com apoio de todos que me cercam. “O Diário de Anne Frank” não é só mais um filme sobre o holocausto é sim uma lição de vida. Recomendo a todos!!!

Elaine

Cenas da Vida de Anne Frank


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O Mais- Que-Perfeito





AH!!quem me dera ir-me
contigo agora
Para um horizonte firme
(Comum embora)
AH!!quem me dera ir-me!

AH!!quem me dera amar-te
Sem mais ciúmes
De alguém em algum lugar
Que não presumes...
AH!!quem me dera amar-te

AH!!quem me dera ver-te
Sempre ao meu lado
Sem precisar dizer-te
Jamais: cuidado
AH!! quem me dera ver-te

AH!! quem me dera ter-te
Como um lugar
Plantado num chão verde
Para eu morar-te
Morar-te até morrer-te


Vinícius de Moraes

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Receita de Escrever Poesia





Ingredientes:

sonhos (quanto mais velhos,
como pão dormido, melhor),

realidade
(a melhor é a bem verdinha,
brotando o dia inteiro)
e a lembrança da primeira chuva
tomada quando foi ao cinema
com o primeiro namorado.

Separe a realidade
em porções iguais
e coloque um pouco de sonho
dentro de cada uma.

Regue com a água
que a memória guardou
da primeira chuva.
Cuidado, não exagere!
Se ficar doce demais,
coloque algumas gotas
do primeiro choro de amor.

Cuide bem de seus sonhos:
às vezes querem a luz do sol,
outras a escuridão da noite,
às vezes querem ouvir o silêncio
do tempo, outras o barulho
de vidas sendo erguidas.
É difícil entendê-los,
temos que ter calma e amor.

Deixe repousar.

Em breve seus sonhos
serão grandes árvores,
estendendo seus braços
para o céu.

Transplante-as então para o papel,
ou então faça um jardim.
O mapa do jardim será
seu, para entregar
a quem merecer.

Felipe Coelho



Fonte:www.celipoesias.net

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Se Você Fosse



Se você fosse a tristeza
Eu te daria a alegria
Se você fosse a lagrima
Eu te daria o sorriso
Se você fosse os olhos
Eu te daria o brilho
Se você fosse uma abelha
Eu te daria o mel
Se você fosse noite
Eu te daria a lua
Se você fosse manhã
Eu te daria o sol
Se você fosse o verso
Eu te daria a poesia
Se você fosse o amor
Eu te daria carinho
Se você fosse a boca
Eu seria todos os "beijos"

Celi Luzzi

Fonte:www.celipoesias.net

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Sumô - 相撲





O sumô é um esporte muito popular no Japão. Todos os seis torneios anuais são transmitidos ao vivo pela tv, podendo também serem assistido indo ao estádio, quase sempre lotado de fãs do esporte.
Este é um esporte profissional e seus lutadores são muito famosos e queridos pelos japoneses. Alguns, continuam fazendo sucesso mesmo depois de se aposentarem. Um exemplo disso é o do sumotori Konishiki, um havaiano que devido ao seu carisma, após se afastar do Sumo acabou virando apresentador de um programa infantil e garoto-propaganda de uma série de produtos, entre eles a rede de lojas de conveniências Lawson's.
Não há uma data certa do início deste esporte, mas acredita-se que tenha certamente mais de 2000 anos, aparecendo inicialmente como parte de rituais xintoístas de colheita.



Sobre o Ringue

O local onde são disputadas as lutas é uma espécie de ringue, mas que em nada lembra os do Box. Ele é basicamente uma plataforma quadrada feita de barro com um círculo de fardos de palha de arroz em seu centro, dentro do qual se realizam as lutas. Suspenso acima do ringue, uma espécie de telhado que lembra um templo xintoísta, completa o cenário.


Rituais

Devido às suas origens, o Sumo é cercado por uma série de rituais que antecedem o início do torneio, bem como de cada luta. A mais impressionante é sem dúvida a do início do torneio, onde os yokozuna ( grandes campeões), vestindo uma roupa cerimonial, faz os movimentos de abertura de perna, elevando uma delas e batendo com o pé no chão. Em seguida, com as pernas afastadas ao máximo uma da outra, o sumotori começa lentamente a se levantar fazendo movimentos com os pés, até unir ambas as pernas. Um exemplo da tremenda força e elasticidade que esse esporte requer e que os sumotoris possuem.
Outro ritual é feito pelo juiz antes da luta para consagrar o ringue, despejando-se saquê sobre ele.
Há ainda aquele que o sumotori faz antes das lutas, jogando sal sobre o ringue, com o intuito de purificá-lo.Até os gestos e as posições assumidas antes das lutas fazem parte do ritual.

As lutas

Quem for ver uma luta de Sumo achando que será demorada e violenta como as de Box, com socos, nocautes e algum (e às vezes muito) sangue por exemplo, irá se decepcionar. As lutas são muito rápidas e emocionantes, algumas decididas no primeiro golpe. As mais demoradas dificilmente chegam a 15 segundos, embora eu já tenha visto lutas com duração de quase 1 minuto, o que geralmente deixa a torcida eufórica. Perde quem for derrubado ou jogado pra fora do ringue pelo oponente, pisar fora do ringue, tocar o chão com qualquer outra parte do corpo (que não seja os pés, é claro) . Se ambos lutadores caírem, aquele que tocou o chão primeiro será o perdedor. Quanto à esse último, ocorreu-me que não deve ser nada saudável estar na primeira fila assistindo, onde volta e meia um dos sumotoris acaba caindo... Também diferentemente do Box, não há categorias referentes ao peso, embora para ingressar no esporte haja exigências quanto a altura. Lembro-me de um caso que vi na tv japonesa em que um sumotori conseguiu ingressar no sumo porque na época em que lhe foi medida a altura, acabou passando graças ao topete que usava. Não era grande, mas foi o suficiente para dar-lhe os centímetros que faltavam. Acabou tornando-se um dos mais famosos do Japão embora, perdoem-me o lapso de memória, acabei por esquecer seu nome.Uma gafe lamentável eu sei, mas cuja curiosidade eu não poderia deixar de citar.

Os torneios

Cada torneio tem a duração de 15 dias cada um e geralmente começam em um domingo. Conhecidos como sumo-basho, esses eventos ocorrem na parte da tarde, sendo que os combates iniciais são feitos pelos lutadores de categorias inferiores, ficando a categoria principal por último. No torneio que ocorre em maio na cidade de Tokyo, geralmente conta com a presença do imperador. Ainda em Tokyo, o local onde ocorrem esses eventos (nos meses de janeiro, maio e setembro) é o Ginásio Nacional de Sumo, na cidade de Ryogoku.

Treinamentos

Geralmente ao se falar de uma arte marcial ou esporte, a pergunta que nos vem à mente é: Como e quando essas pessoas iniciam nesse determinado esporte? No caso dos sumotoris a resposta é: Não tão cedo como costuma ser nos outros esportes, ma vez que os iniciantes no Sumo iniciam a praticá-lo por volta dos seus 15 anos ao ingressar em uma Academia de Sumo ( conhecida como Beya). O dia-a-dia numa Beya é extremamente rigoroso e cansativo, seguindo um padrão de hierarquia que vai dos mais novos até os mais velhos. Cabe aos iniciantes cuidar dos afazeres na Beya, como por exemplo cozinhar, arrumar e fazer faxina. Os iniciantes também tem como missão servir aos mais velhos. Por exemplo, quando um sumotori mais velho está se aprontando para uma luta, um mais novo penteia-lhe os cabelos. Por volta do meio-dia é servido aos lutadores um enorme cozido chamado de chanko-nabe, a única refeição de grande teor alimentar de todo o dia. Os horários de treinamento variam de acordo com a antigüidade: o dos mais velhos começa por volta das seis da manhã. Já o dos mais novos começa bem antes, por volta das quatro horas. Ao ingressar numa Beya, os praticantes podem ficar sem ter contato direto com seus parentes ou voltar pra casa durante anos seguidos, devido à dedicação necessária cobrada de cada um para seguir na carreira.

Fonte:www.japao-online.com

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O Melhor Possivel





Se você não pode ser um pinheiro no topo da colina
seja um arbusto no vale;

Mas seja o melhor arbusto à margem do regato.
Seja um ramo se não puder ser tronco...

Se não pode ser árvore, seja um pouco de relva...
E dê alegria aos que passam no caminho...

Se não puder ser almíscar, seja então uma tília;
Mas a tília mais viva do lago!

Não podemos ser todos capitães; temos de ser tripulação.
Há algum lugar para todos nós aqui.

Há grandes obras e outras pequenas a realizar...
Sempre há uma tarefa que devemos empreender.

Se não puder ser uma estrada real, seja uma vereda.
Se não puder ser o sol, seja uma pequena estrela...

Não é pelo tamanho que se ganha ou que se perde...
-Seja o melhor possível, aquilo que você quer que seja!


Douglas Maloch

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Flerte



Brilho nos olhos. Olhos meus.
Meus olhos são espelhos. Espelhos seus.
O encontro é sempre uma surpresa
Um achado casual
O brilho é fruto da leveza
E do encanto sensual
De você quero sorver
As formas todas do seu ser
Seu jeito de voar,alto e sempre
E de pousar tão firmemente
Pra fazer acontecer...

Lúcia Roberta Mello

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O Japão no Ponto de vista de um Turista - 日本観光のビューのポイントは



Os assuntos que serão tratados em seguida, basicamente se concentrarão em relatos das viagens e impressões do Japão, sob a visão de um turista.

Um dos aspectos que chama atenção é o fato da facilidade e da forma organizada dos transportes coletivos, seja aéreo, ferroviário ou terrestre. Qualquer que seja o meio é bastante eficiente em todos os aspectos.

O horário dos metrôs é respeitado de uma forma tão eficiente que chega a ser quase perfeito, é claro que eventuais problemas surgem, mas são raras exceções, por exemplo, no inverno esporadicamente as linhas dos metrôs ficam congeladas e acarreta atraso nas chegadas e partidas. Em cada estação, existem os horários de chegada dos metrôs. A certeza de que o metrô irá chegar no horário determinado é quase tão certo como o sol raiar todos os dias. Pela grande quantidade e necessidade de prestar um bom serviço ao usuário, existem inúmeras linhas e horários, e mesmo que o horário seja quebrado do tipo 12:03, 15:28, não há atraso. O metrô sempre chega no horário previsto.

Isso ocorre também com ônibus, onde os horários são afixados nas paradas. Raras são as vezes em que o ônibus se atrasa, não é tão perfeito como os transportes ferroviários, até pelo fator congestionamento, em que não existe nas linhas férreas. As cobranças das tarifas do transporte, de um modo geral, são baseadas na distância percorrida. Por exemplo, uma pessoa que usufrui do transporte de uma ponta da cidade a outra pagará bem mais do que uma pessoa que desceria três a quatro paradas do local em que tomou o ônibus. De que maneira se saberá o ponto inicial? Quando se entra no ônibus um ticket numerado sai de uma máquina para cada pessoa, e este fará com que a outra máquina (que substitui o cobrador) saiba o ponto inicial, e consequentemente o valor a ser pago. Essa máquina cobradora tem o seguinte funcionamento: deve se colocar, no lugar designado, o dinheiro juntamente com o ticket que fora pego na entrada do ônibus, a máquina calcula o valor a ser pagão e se houver troco sairá no local determinado, da mesma forma que se faltar ela informará através de um aviso sonoro. A mesma máquina possibilita a troca de dinheiro. Pode se introduzir, por exemplo, uma nota de 1000 yens e obter 10 moedas de 100 yens. Geralmente o passageiro, ao se aproximar de seu destino, verifica o valor a ser pago da seguinte forma: no ticket em que retirou ao entrar no ônibus há um número impresso. Dentro do ônibus, próximo ao motorista, há um painel eletrônico com diversos números e o valor a ser pago. O passageiro, então, verifica o número de seu ticket no painel eletrônico e o valor correspondente. Dessa forma ele pode trocar o dinheiro na máquina cobradora e pagar com a quantia exata. Isso facilita e dá maior rapidez no desembarque dos passageiros. Em alguns ônibus existe também o anúncio por meio de microfone, facilitando a vida de usuários portadores de deficiência visual. Esse meio de cobrar do usuário apenas a distância percorrida parece ser muito mais justo. Aquele que percorre uma distância maior deve pagar mais e aquele que percorre um caminho menor deve também pagar menos, é o principio da proporcionalidade.

Fonte:www.japao-online.com

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Teu Nome


Teu nome foi um sonho do passado;
Foi um murmúrio eterno em meus ouvidos;
foi som de harpa que embalou-me a vida;
Foi um sorriso d,alma entre gemidos!

Teu nome foi um eco de soluços
Entre as minhas canções,entre os meus prantos;
Foi tudo que eu amei,que eu resumia:
Dores...prazer...ventura...amor...encantos!

Escrevi-o nos troncos do arvoredo,
Nas alvas praias,onde bate o mar;
Das estrelas fiz letras - soletrei-o,
Por noite bela, ao mórbido luar!

Escrevi-o nos prados verdejantes
Com as folhas da rosa ou da açucena!
Oh!quantas vezes na asa perfumada
Correu das brisas em manhã serena!

Mas nas estrela morreu;caiu nos troncos;
Nas praias se apagou;murchou nas flores;
Só guardado ficou-me,aqui,no peito
-Saudade ou maldição dos teus amores.


José Bonifácio

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Sonha Alonso Quijano



                                                                         Pablo Picasso: Dom Quixote (1955)


Desperta aquele homem de um indistinto
Sonho de alfanjes e de campo chão,
Toca de leve a barba com a mão
Duvidando se está ferido ou extinto.
Não irão persegui-lo os feiticeiros
Que juraram seu mal por sob a lua?
Nada. O frio apenas. Apenas sua
Amargura nos anos derradeiros.
Foi o fidalgo um sonho de Cervantes
E Dom Quixote um sonho do fidalgo.
O duplo sonho os confunde e algo
Está ocorrendo que ocorreu muito antes.
Quijano dorme e sonha. Uma batalha:
Os mares de Lepanto e a metralha.

Miguel de Cervantes(Tradução: Josely Vianna Baptista)

Fonte: www.algumapoesia.com.br

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Para Meu Coração



Para meu coração basta teu peito
para tua liberdade bastam minhas asas.
De minha boca chegará até o céu
o que estava dormindo sobre tua alma.

E em ti a ilusão de cada dia.
Chegas como o sereno às coroas.
Escavas o horizonte com tua ausência.
Eternamente em fuga como a onda.

Eu disse que cantavas no vento
como os pinheiros e como as hastes.
Como eles és alta e taciturna.
E entristece prontamente,como uma viajem.

Acolhedora como um velho caminho.
Te povoam ecos e vozes nostálgicas.
Eu despertei e às vezes emigram e fogem
pássaros que dormiam em tua alma.


Pablo Neruba

Fontes:

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Idioma - 言語




Escrita Japonesa - ライティング日本語

Ideogramas

Não há nenhuma teoria fundamentada que determine à que família linguística o Nihongo (língua japonesa) pertença. Sua estrutura é completamante diferente das línguas de origem Indo-Européias, tais como o Inglês e o Francês.

Atualmente, a língua japonesa é composta por três sistemas de escrita: Kanji (caracteres chineses), Hiragana e Katakana (caracteres fonéticos japoneses).

Fonte:www.japao-online.com

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Confesso



Confesso, acordei achando tudo indiferente
Verdade, acabei sentindo cada dia igual
Quem sabe isso passa sendo eu tão inconstante
Quem sabe o amor tenha chegado ao final

Não vou dizer que tudo é banalidade
Ainda há surpresas
Mas eu sempre quero mais
É mesmo exagero ou vaidade
Eu não te dou sossego,
Eu não te deixo em paz

Não vou pedir a porta aberta
É como olhar pra trás
Não vou mentir
Nem tudo que falei eu sou capaz
Não vou roubar teu tempo,
Eu já roubei demais

Tanta coisa foi acumulando em nossa vida
Eu fui sentindo falta de um vão pra me esconder
Aos poucos fui ficando mesmo sem saída
Perder o vazio é empobrecer
Não vou querer ser o dono da verdade
Também tenho saudade
Mas já são quatro e tal
Talvez eu passe um tempo longe da cidade
Quem sabe eu volte cedo
Ou não volte mais

Não vou pedir a porta aberta
É como olhar pra trás
Não vou mentir
Nem tudo que falei eu sou capaz
Não vou roubar teu tempo,
Eu já roubei demais

Ana Carolina e Totonho Villeroy

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Dias Vermelhos!





Há dias que acordo “Cor da Paixão”!
Vermelho fogo!
Incandescente!
Reinando num antigo candelabro!
Tem dias que sou maça no pé ainda molhada do orvalho da noite!
Dias que sou pimenta pura que arde olhos e boca!
Tempero pra meu próprio dia começar melhor!
Existem dias que meu coração corre desgovernado!
Brinca de “Vem me pegar se for capaz”!
E que lindos são esse dias!
Dias que olho no espelho e me apaixono por mim!
Dias que paro e me cobro: “Seja Feliz como rotina, muito Feliz”!
Nesses dias eu me espalho!
Derramo-me por todos os lados!
Vazo e extravaso meu lado desejoso de bem viver!
É uma pegada de jeito!
Um chega pra cá!
Aquele jeito de pegar pela nuca!
São mesmos dias de auto estima!
Dias em que nós mesmos somos nosso ponto “G”!
“G” de Gosto muito de mim!

Mony Mello

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Quelqu'un M'a Dit (tradução)




Alguém Me Disse (Quelqu'un M'a Dit)

Falam que nossas vidas não valem grande coisa,
Elas passam em um momento como murcham as rosas.
Falam que o tempo é um canalha
Que nossas tristezas são aparência
No entanto alguém me disse...

Que você ainda me amava,
Alguém que me disse que você ainda me amava
Será isto possível então?

Falam me que o destino se diverte conosco
Que não nos dá nada e que nos promete tudo
Que a felicidade está dentro do alcance,
Então um aperta a mão e se encontra
No entanto alguém me disse...

Mas quem me disse que você sempre me amava?
Eu não recordo mais, era tarde da noite,
Eu ouço ainda a voz, mas eu não vejo o rosto
"ele ama você, isso é segredo, não lhe diga que eu disse a você"
Você vê alguém dizendo a mim...

Que você ainda me amava, você disse isso realmente...
Que você ainda me amava, seria isto possível então?



Daniel De le teoux

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Viagem em Círculo ( Repetição)


a esperança me o-
briga a caminhar
em círculo em tor-
no do globo em tor-
no de mim mesmo em
torno de uma mesa
de jogO

até que o zodíaco
pára e a noite cos-
tura-me a boca a
retrós preto/ mas
eu fico impresso
no olho do dia o-
bsoletO

viagem em círculo
sem ida nem venida
sem nenhuma aveni-
da/ adeus com a mão
esquerda/ amanhã
recomeçO

entre e um e outro
julho entre um e
outro crepúsculo a
cidade que busco
como hei de encon-
trá-la/ ouço-lhe a
fala mas estou na
outra sala/ amanhã
recomeçO

a esperança é um
círculo no zodía-
co na ciranda na
roleta na rosa do
circo na roda do
moinho
amanhã recomeçO

em que lado do glo-
bo terá cessado o
diálogo da ovelha
e do lobO
?

Cassiano Ricardo

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Embriaguem-se



É preciso estar sempre embriagado. Aí está: eis a única questão. Para não sentirem o fardo horrível do Tempo que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso.

Com quê? Com vinho, poesia ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se.

E se, porventura, nos degraus de um palácio, sobre a relva verde de um fosso, na solidão morna do quarto, a embriaguez diminuir ou desaparecer quando você acordar, pergunte ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que flui, a tudo que geme, a tudo que gira, a tudo que canta, a tudo que fala, pergunte que horas são; e o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio responderão: "É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguem-se; embriaguem-se sem descanso". Com vinho, poesia ou virtude, a escolher.

Charles Baudelaire

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Pachinco - パチンコ



A palavra Pachinko é derivada da palavra Pachi-Pachi que quer dizer a batida de pequenos objetos ou o estalar do fogo, a máquina consiste em uma mistura entre caça-níqueis e pinball. Este é um divertimento japonês muito peculiar, sua origem é um pouco incerta. Uma versão diz que veio do jogo Coringth" de Chicago, e que o Japão o importou e fez algumas modificações. Outra versão leva a crer que tenha vindo da França ou Inglaterra. Em todo caso, quando apareceu no Japão tentou-se usar uma mola para lançar as esferas em uma madeira compensada com muitos pregos alinhados. E assim, a moda pegou e foi para as ruas. A primeira loja abriu em Nagoya e o primeiro salão abriu na prefeitura de Osaka durante a era Taisho. A partir daí começaram a aparecer muitas lojas de Pachinko. Mais tarde nos anos 80 chegaram ao mercado as primeiras máquinas com o uso de computadores. Atualmente, o Pachinko é um símbolo de tecnologia elevada, que são usadas não apenas para fazer a máquina em si, mas também em cartões pagos antecipadamente, que analisam informações e fazem controle e manutenção das máquinas. O Pachinko é jogado por pessoas de diferentes idades e sexo. No Japão, o mercado de Pachinko cresceu a níveis industriais com lucros de 18 trilhões de ienes (aproximadamente 180 milhões de dólares).

O jogador age, basicamente, de forma passiva enquanto joga pachinko. Ele controla somente a velocidade com que as pequeninas bolas de aço são lançadas na máquina. As máquinas de Pachinko ficam em casas de jogos que estão espalhadas por todo o país. Muitas dessas casas também oferecem um espaço com máquinas de caça-níqueis. A pessoa pode reconhecer essas casas de jogos facilmente porque elas são luminosas e coloridas. Já em seu interior o som é alto e o ar é bastante enfumaçado, praticamente todos os viciados nessas máquinas fumam. Tanto mulheres quanto homens jogam pachinko e é dito que até existem alguns profissionais nas máquinas.

Fonte: www.japao-online.com

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Erro





Erro é seu.Amei-te um dia
Com esse amor passageiro
Que nasce na fantasia
E não chega ao coração;
Nem foi amor,foi apenas
Uma ligeira impressão;
Um querer indiferente,
Em tua presença vivo,
Nulo se estavas ausente.
E se ora me vês esquivo,
Se,como outrora,não vês
Meus incensos de poeta
Ir eu queimar a teus pés,
É que - como obra de um dia,
Passou-me essa fantasia.


Machado de Assis

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Lábios




São outros,Os lábios que pousam,com a mansidão
de um pássaro em repouso.
São outros,Os lábios que gritam,com a revolta
de uma nuvem em trovoada.
São outros,Os lábios que gritam e pousam.
Mas aqueles que pousam,com a revolta de uma
nuvem em trovoada,com a mansidão de um pássaro
em repouso,Aqueles são meus...



Luís Bogo

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Superstições Japonesas - 日本語迷信





Cada país tem suas próprias crenças e costumes. A variação dessas crenças é um fator curioso e interessante, que merece nossa atenção. Vamos dar uma olhada em algumas delas:

* O número quatro é talvez uma das superstições japonesas mais populares. Devido a sua pronúncia (SHI) ser a mesma da palavra morte (SHI) é muito comum encontrar edificações que não possuem o quarto andar. Outro costume muito comum é o de não dar lembrancinhas ou presentinhos (OMIYAGE) compostos por quatro unidades ou quatro peças.
* Além do número quatro, alguns outros números também são "discriminados". Por exemplo, em muitos hospitais evita-se usar leitos como os seguintes números:
- 9 devido a sua pronúncia (ku) ser parecida com a de outra palavra que significa dor ou preocupação.
- 42 que se pronunciado separadamente (shi-ni) significa morrer.
- 420 que, também se pronunciado separadamente (shi-ni- rei) significa espírito.
Também é comum encontrar no mesmo andar de um prédio os apartamentos 201, 202, 203, 205, 206... consecutivamente.
* No Japão acredita-se que pisar nas bordas do tatami traz má sorte.

Fonte:www.japao-online.com

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Chanson Triste (Tradução)



Canção Triste (Chanson Triste)

Música só para você,
Música um pouco triste creio eu,
Três tempos de palavras magoadas,
Algumas notas e todas as minhas lástimas,
Todas as minhas lástimas de nós dois,
São ao começo dos meus dedos,
Como dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.

É uma música de amor murcho,
Como aquela que você cantarolava,
Três vezes nada de nossas vidas,
Três vezes nada como essa melodia,
Isso que resta de nós dois,
É a cavidade de minha voz,
Como dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.

É uma música em lembrança
para não se esquecer sem dizer nada
Sem esquecer sem dizer nada

Carla Bruni

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Meu Coração Tardou



Meu coração tardou. Meu coração
Talvez se houvesse amor nunca tardasse;
Mas, visto que, se o houve, houve em vão,
Tanto faz que o amor houvesse ou não.
Tardou. Antes, de inútil, acabasse.

Meu coração postiço e contrafeito
Finge-se meu. Se o amor o houvesse tido,
Talvez, num rasgo natural de eleito,
Seu próprio ser do nada houvesse feito,
E a sua própria essência conseguido.

Mas não. Nunca nem eu nem coração
Fomos mais que um vestígio de passagem
Entre um anseio vão e um sonho vão.
Parceiros em prestidigitação,
Caímos ambos pelo alçapão.
Foi esta a nossa vida e a nossa viagem.


Fernando Pessoa

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Acredite em Você


Cultive o hábito de sair a caminhar ao ar livre.
Tenha a postura de alguém que não necessita abaixar a cabeça
para esconder o semblante. Esta atitude permite ao sol tocar seu
interior e então os dois elementos de maior grandeza do universo
estarão se encontrando: o astro rei e sua alma.
Cumprimente seus amigos com sinceridade em cada aperto de
mão ponha a energia que comanda seu dia dia. Não desperdice
tempo pensando em seus inimigos.
Determine firmemente seus objetivos e vá diretamente ao encontro
das suas metas. Tal qual a águia, mantenha-se de asas abertas nas
aturas e também no vôo rasante. Assim terá visão das coisas grandes
e esplêndidas. E, com o passar dos dias, você verá que inconscientemente
tomou rumo em direção ao cumprimento dos seus desejos.
Fixe a idéia de ser uma pessoa capaz de realizar. Isto o levará a buscar
as ferramentas necessárias para construir sua realização. Seu dinamismo
será o guia e sua força o levará adiante, dia após dia. Não deixe que
acontecimentos desfavoráveis o desanimem. O pensamento e as atitudes
positivas auxiliam na transposição dos obstáculos. Lembre-se da águia
que, ao abrir as asas, domina as alturas e é respeitada em terra.

Crer em si próprio.



Celi Poesias

Fonte:www.celipoesias.net

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Gaivota



Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,
dos sete mares andarilho,
fosse quem sabe o primeiro
a contar-me o que inventasse,
se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se ao dizer adeus à vida
as aves todas do céu,
me dessem na despedida
o teu olhar derradeiro,
esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.

Que perfeito coração
morreria no meu peito morreria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde perfeito
bateu o meu coração.

Alexandre O'Neill

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SumiI-ê - 墨絵




" O Caminho Zen da Tinta Preta"


O Sumi-ê originou-se da tradicional pintura chinesa, que em certa época mudou seu sentido meramente decorativo para um caminho de busca espiritual e paz interior.

No início do século X o Japão começou um grande intercâmbio com a China, enviando estudantes para assimilarem o que de melhor a cultura chinesa possuía, destacando-se principalmente a caligrafia e a religião. Este intercâmbio continuou por mais alguns séculos, até que através de mudanças internas os japoneses adaptaram aquilo que tinham aprendido conforme suas necessidades. Uma herança deixada por este laço de amizade foi a semente daquilo que se transformaria no Zen-Budismo, que têm como data de nascimento o século XII.

Uma característica do Zen é a busca em entender as coisas deste mundo não através da aparência externa, mas sim procurando olhar seu interior e assim descobrir seu verdadeiro espírito. Os praticantes do Zen buscam através de exercícios de meditação ( Zazen ), uma libertação da mente presa nos fatos cotidianos do dia-a-dia para um estado de total desprendimento em que a única coisa que existe é o vazio.

Observando os tradicionais artistas que existiam na época, mestres Zen notaram que existia uma perfeita ligação entre a criação artística e o espírito do Zen. Através desta conclusão muitos monges começaram a praticar a pintura e outras artes tradicionais, não como forma de expressão mas sim com o objetivo de treinamento espiritual. Também existiu a mesma análise, mas na visão dos grandes mestres artistas, eles notaram que ao praticarem o Zen, poderiam aprimorar seu espírito criativo chegando a criar belas obras somente através da sua intuição, deixando de lado a reflexão e o pensamento tradicional. Surge deste casamento as principais artes relacionadas ao Zen: Sumi-ê ( pintura ), Chadô ( cerimônia do chá ) e Ikebana ( arranjo floral ).

O Sumi-ê, conforme sua origem, possui como principal característica a rapidez em que é realizado, a inspiração artística é transmitida no prazo mais curto possível, onde não existe tempo para reflexão ou pensamento daquilo que está sendo realizado, o artista deve seguir sua inspiração espontânea. Não existe a possibilidade de nenhuma correção ou repetição, um traço deve ser encarado como único, se existir algum erro ele está "morto " e portando toda obra perdida. Esse foi o espírito que levou muitos Samurais a praticarem o Zen e o Sumi-ê, um golpe de espada deve ser realizado espontaneamente sem chance para correções ou reflexões, caso contrário já se estaria morto devido a velocidade que ocorriam os confrontos.

No Sumi-ê, utiliza-se uma tinta feita de fuligem e cola ( Sumi ) e pincéis de pêlo de ovelha ou texugo de maneira a reter muito líquido, mas é o papel, na maior parte das vezes fino e absorvente, que dá a principal característica deste tipo de pintura. A razão de se escolher um material tão frágil para transmitir a inspiração artística, é que ela deve vir à tona no prazo mais curto possível, se o pincel se retardar muito sobre o papel este é transposto. A cor branca que fica de fundo no papel ( cor original ) é relacionada ao Universo, não se vê um fundo definido e assim a característica relacionada ao vazio é preservada.

A filosofia da pintura Sumi-ê é passar para o papel o espírito de um objeto, não existindo pretensão para criar uma obra realista. Cada pincelada deve estar cheia de energia ( Ki - energia vital que existe em todas as coisas ), cada traço têm que mostrar sua vitalidade e vida. Um ponto não representa uma águia ou um traço o Monte Fuji. O ponto é um pássaro e o traço é a montanha. O artista Sumi-ê, assim como um mestre da confecção da espada samurai, coloca seu espírito na obra e com isso cria vida através de sua expressão artística.

Shin'ichi Hisamatsu, filósofo e profundo conhecedor da arte Zen ressalta sete particularidades que devem existir em uma obra Zen, são elas: assimetria ( fukinsei ), singeleza ( kanso ), naturalidade ( shizen ), profundidade ( yugen ), desapego ( datsuzoku ), quietude e serenidade interior ( seijaku ). Portanto não são todas as obras que podem ser classificadas como Zen-Budistas.

Os principais temas relacionados ao Sumi-ê são: bambus, ameixeras, orquídeas, flores, pássaros e paisagens, não esquecendo aqueles ligados à temas religiosos como pinturas de patriarcas ou parábolas.

Existe uma tendência atual de colocar cores em algumas partes da pintura, principalmente onde a cor é uma forma de demonstração do espírito do objeto, este fato ocorre em muitos temas como por exemplo nas pétalas de flores.

Hoje no Japão, muitos executivos e pessoas de altos cargos praticam o Sumi-ê, não somente como forma de relaxamento ou busca de paz interior, mas também como forma de melhorarem a eficiência nos negócios, principalmente no que diz respeito à tomada de decisões rápidas.

Para se pintar Sumi-ê, o praticante têm que conhecer perfeitamente o objeto que vai pintar, para que não exista reflexão ou dúvida durante o processo criativo deve ocorrer uma observação quase que constante das coisas à volta, assim sua prática também traz uma consciência maior sobre a vida, pois com ela começa-se a existir uma maior sensibilidade das coisas e pessoas que nos cercam.

Fonte:/www.japao-online.com

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Reire as Máscaras



Jamais julgue alguém pela aparência que espelha.
Seja inteligente e sensato, procurando realmente
conhecer as pessoas superficiais não conseguem
enxergar.
Às vezes, as pessoas se comportam de um modo,
mas dentro delas existem tesouros ocultos que as
pessoas superficiais não conseguem enxergar.
Todos costumam usar máscaras. Retire as usando
sua vivência para descobrir o lado interno dos
outros.
Conhecendo o próximo profundamente, você saberá
em quem realmente confiar.


Iran Ibrahim Jacob

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Canção Grata


Por tudo o que me deste
inquietação cuidado
um pouco de ternura
é certo mas tão pouca
Noites de insónia
Pelas ruas como louca
Obrigada, obrigada

Por aquela tão doce
e tão breve ilusão
Embora nunca mais
Depois de que a vi desfeita
Eu volte a ser quem fui
Sem ironia aceita
A minha gratidão

Que bem que me faz agora
o mal que me fizeste
Mais forte e mais serena
E livre e descuidada
Sem ironia amor obrigada
Obrigada por tudo o que me deste

Por aquela tão doce
e tão breve ilusão
Embora nunca mais
Depois de que a vi desfeita
Eu volte a ser quem fui
Sem ironia aceita
A minha gratidão

Florbela Espanca

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Aikidô


O Aikidô é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô). Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o AIKIDÔ propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando o combate ao "Stress", a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. Seu Fundador afirmava: O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família.

Os movimentos do AIKIDÔ, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre o princípio da não-resistência, da abstenção e força bruta. Conseqüentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida.

A arte tem suas origens no Daito Riu Aikijiujitsu criado por Yoshimitsu Saburo Shinja o sexto filho do imperador Seiwa (850-880 DC), pertencente a familia Minamoto. Por pertencer a casa Daito, a arte recebeu este nome. O Aikido ensina claramente o espirito japones de amor pelas força das natureza (DAISHIZEN), e o pensamento da realização de ações sempre pensando no caráter coletivo, de respeito a disciplina, a beleza e a elegancia da simplicidade em se fazer as coisas porem em harmonia com todos os fatores envolventes. No Brasil a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AIKIDO-BRAZIL AIKIKAI, é a organização que segue as tradições preconizadas pelo Instituto Takemussu, que visa manter os ensinamentos originais do fundador do Aikido, através de estágios constantes que são feitos no Brasil de mestres alunos diretos do fundador, como Yoshimitsu Yamada, Nobuyoshi Tamura, e Seichi Sugano. O Aikido por não possuir competições, ensina a trasformar os conflitos em ações construtivas, dentro do verdadeiro espirito do "BUDO".

Muita gente pensa que os japoneses inventaram o "budo", para a guerra. Muito pelo contrário. A palavra "DO" cujo kanji os chineses leem como "TAO", significa a verdade ultima, o logos, Deus. As artes marciais modernas portanto na verdade são caminhos espirituais para as pessoas viverem melhor. Foram originalmente criadas por seus fundadores quase como uma religião. A ideia que o Ocidente tem, sobre as artes marcias como algo para a violencia, foi criada porque os primeiros estrangeiros que chegaram ao Japão não podiam entender que ao verem as pessoas lutando, na realidade estavam praticando um exercicio para melhor entenderem a Natureza, e assim poderem se harmonizar com ela, como preconiza o sentimento original do povo japones. Esta mudança da utilização das artes marciais para "Caminhos Marciais" ocorreu depois que as armas de fogo chegaram no Japão, e os samurais perceberam que seus afiados e bem manejados katanas (sabres) eram inuteis diante de uma pistola carregada. Diante desta realidade passaram a praticar os movimentos marciais, não como instrumentos para a guerra, mas sim, como exercicios para a iluminação espiritual. Os ocidentais porem ao chegarem no Japão e verem as pessoas trocando socos e pontapés, pensaram que aquilo podia ser um excelente meio de defesa pessoal, e assim importaram a prática erroneamente com a ideia de que uma pessoa procura um caminho marcial com o objetivo se ficar bom de briga.Daí a ideia que que um faixa preta de arte marcial é uma pessoa perigosa. Muita gente perde tempo enorme em academias tentando apenas a aprender técnicas de defesa pessoal, que nada valem hoje em dia, na realidade, onde as pessoas agressivas andam com armas de fogo. É preciso treinar a calma, a tranquilidade, o domínio das emoções, a segurança, a coragem, e nisto o Aikido pode ajudar muito. Agora, já nos principais centros mundiais, após quase 40 anos de divulgação do AIKIDO na Europa, e Américas, existem muitos professores ocidentais que entenderam este espirito e vem divulgando o mesmo corretamente.

O fundador do AIKIDO, Morihei Ueshiba, era um personagem fantástico, mistico. Existem estorias fantasticas sobre o mesmo. Ele era capaz de presentir pessoas que queriam atacá-lo sem vê-las, chegava a arrancar pequenas arvores apenas com suas mãos, e a levantar pedras incompativeis para seu tamanho e peso, fruto de seu intenso treinamento e iluminação espiritual a que chegou.

No Aikido o praticante inicia-se na arte, aprendendo a cair e a rolar sem se machucar. Posteriormente começa a relacionar-se com um companheiro de treino, e vai aprendendo suas fraquezas e pontos fortes, bem como a de seus semelhantes. Com o passar do tempo vai desenvolvendo sua sensibilidadade a ponto de poder controlar um oponente facilmente com um mínimo de força, bem como a presentir o caráter e as intenções das pessoas logo no primeiro encontro. É uma arte muito util para as pessoas que estão na direção de grupos humanos, como os gerente, diretores, e chefes de equipe, pois ensina a liderança e o trabalho conjunto em harmonia dando segurança e coragem para seus praticantes, vencendo o medo que tanto atrapalha no relacionamento humano.

É claro que Aikido pode ser usando como defesa pessoal em determinadas situações, em uma briga de rua por exemplo. Porém, a experiência me ensinou que o mais eficiente dos faixas pretas se torna indefeso diante de um revolver em mão hábeis. Infelizmente muitas artes marciais tradicionais se tornaram esportes de competição e perderam a origem para a qual foram criadas.

Morihei, após treinar diversas artes marciais, percebeu que a verdadeira força está no sentimento correto. Após provar isto na prática, desenvolveu uma forma de treino criando assim o Aikido.

No Aikido não há competições. Isto porque uma competição preza pelo mais forte deixando de lado a beleza e a correção. O Aikido é um exercício para todo o corpo. Utilizam-se músculos que não se usam nas atividades do dia-a-dia inclusive aqueles próximos a órgãos internos. Pode-se dizer que é uma forma de massagem para todo o corpo. Utilizam-se muitas técnicas que exercitam as juntas do corpo de forma a melhorar a circulação sanguínea que costuma diminuir exatamente nestes pontos. Para se aplicar as técnicas do Aikido não são necessários grandes esforços. Com a utilização correta dos membros inferiores, até mesmo mulheres e crianças podem arremessar homens grandes. Isto porque com a utilização de movimentos naturais, surgem forças da natureza para auxiliar. É a esta força que chamamos de KI. No Aikido não é necessário treinar de forma agarrada ao parceiro, sendo possível treinar entre pessoas de sexos opostos ou em família de forma agradável.

0 Aikido foi criado com base em antigas formas de artes marciais sendo adaptado para a era moderna. É o lado marcial do espírito de enaltecimento supremo da correção observado na cultura japonesa. Pratique AIKIDO corretamente e abra a porta da força infinita da grande natureza.

Perguntas mais freqüentes por quem está interessado em começar a treinar Aikido.

.:: Os lemas do Aikidô ::.

1 - MANTER A DISCIPLINA.
2 - NÃO SE ENERVAR.
3 - NÃO SE ENTRISTECER.
4 - NÃO POSSUIR SENTIMENTO HOSTIL.
5 - SER COMPREENSIVO.
6 - SER TRANQUILO.
7 - SER PACÍFICO.
8 - MANTER A ÉTICA.
9 - FAZER AMIZADE COM TODOS.
10 - RESPEITAR A DEUS E AS PESSOAS.
11 - SER HUMILDE.
12 - SER JUSTO E HONESTO.
13 - CONSCIENTIZAR-SE QUE O AIKIDÔ REPRESENTA O CAMINHO DE DEUS.
14 - CONSCIENTIZAR-SE DE QUE A PRÁTICA DO AIKIDÔ TEM POR PRINCÍPIO O AUTO CONHECIMENTO.

.:: Algumas regras de etiqueta e comportamento no Dojo ::.

1) É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta no Dojo. Este espírito vem do Fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido.

2) É de responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.

3) O Dojo não deve ser utilizado para outro fim a que se destina, salvo expressa ordem de Sensei.

4) A limpeza é uma oração de agradecimento, é dever de todos executar a limpeza física e do coração de todos.

5) É decisão do Sensei quando ele deve ensinar alguma técnica. Não se pode comprar técnicas. A mensalidade é uma pequena parcela para ajudar a pagar as despesas para o local de treinamento e é uma forma muito pequena de demonstrar a gratidão do aluno ao mestre pôr seus ensinamentos.

6) Respeitar, Respeitar, Respeitar, é um pensamento contínuo no Dojo.

7) É um dever moral de todos usar as técnicas para fins pacíficos visando sempre construir.

8) Não deve haver conflitos do Ego no tatami. Aikidô não é um ringue de competição de vaidade.

9) A insolência jamais será tolerada, devemos ter consciência de nossas limitações.

10) Cada pessoa tem condições, e razões diferentes para treinar. Devemos respeitar suas expectativas.

11) Jamais se deve contra argumentar com o professor.

12) Jamais deixe de fazer a reverência ao Kamizá ao entrar e sair do Dojo.

13) Respeite seu uniforme de treinamento, deve estar sempre em boas condições e de aparência.

14) O Dojo não é uma praia, sente-se sempre em seiza ou com as pernas cruzadas no estilo japonês, no caso de ter problemas no joelho.

15) Quando o Sensei demonstra uma técnica, fique sempre em Seiza, após, faça uma reverência, e comece imediatamente a praticar.

16) Quando o final de uma técnica é assinalada, cumprimente o parceiro e vá imediatamente para seu lugar de início da aula.

17) Se for absolutamente necessário perguntar algo ao Sensei, vá até ele, não o chame para si.

18) Respeite os alunos mais experimentados, jamais discuta se as técnicas estão erradas ou não.

19) Se você não é Yudansha, não corrija ninguém.

20) Não converse em cima do Tatami. Aikidô é experiência.

21) É responsabilidade de todos manter o Dojo limpo, de preferência deve ser varrido diariamente.

22) Não se deve usar jóias, mascar coisas no tatami. Além do corpo somente se usa o uniforme


Fonte: www.japao-online.com

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Carla Bruni um VÍCIO!




L'amour

L'amour, hum hum, pas pour moi,
Tous ces "toujours",
C'est pas net, ça joue des tours,
Ca s'approche sans se montrer,
Comme un traître de velours,
Ca me blesse, ou me lasse, selon les jours
L'amour, hum hum, ça ne vaut rien,
Ça m'inquiète de tout,
Et ça se déguise en doux,
Quand ça gronde, quand ça me mord,
Alors oui, c'est pire que tout,
Car j'en veux, hum hum, plus encore,
Pourquoi faire ce tas de plaisirs, de frissons, de caresses, de pauvres promesses ?
A quoi bon se laisser reprendre
Le coeur en chamade,
Ne rien y comprendre,
C'est une embuscade,
L'amour ça ne va pas,
C'est pas du Yves Saint Laurent,
Ca ne tombe pas parfaitement,
Si je ne trouve pas mon style ce n'est pas faute d'essayer,
Et l'amour j'laisse tomber !
A quoi bon ce tas de plaisirs, de frissons, de caresses, de pauvres promesses ?
Pourquoi faire se laisser reprendre,
Le coeur en chamade,
Ne rien y comprendre,
C'est une embuscade,
L'amour, hum hum, j'en veux pas
J'préfère de temps en temps
Je préfère le goût du vent
Le goût étrange et doux de la peau de mes amants,
Mais l'amour, hum hum, pas vraiment !

Carla Bruni

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Só por Hoje






Só por hoje...
...serei feliz...Expulsarei de meu espírito qualquer pensamento triste e me sentirei mais alegre que nunca. Hoje agradecerei a Deus a alegria e a felicidade que me proporciona.
Só por hoje...
...tratarei de me adaptar a vida. Aceitarei o mundo como é e procurarei me encaixar nele. Se suceder-me algo desagradável, não me mortificarei, não lamentarei, agradecerei pelo ocorrido, pois dessa maneira minha vontade e meu desejo de ser feliz terão sido postos à prova. Hoje serei dono de minhas atitudes, de meus sentimentos, de meus impulsos. Para triunfar, preciso de autodomínio.
Só por hoje...
...trabalharei alegremente, com entusiasmo e paixão. Executarei
minhas tarefas com alegria, constatarei que sou capaz de trabalhar dessa maneira, comprovarei meus pequenos triunfos. Não pensarei em fracassos.
Só por hoje...
...serei agradável e não criticarei ninguém. Se começar a criticar, trocarei a censura por elogios. Toda pessoa tem defeitos, porém vou concentrar minha atenção nas virtudes. Hoje evitarei as conversas desagradáveis.
Só por hoje...
...eliminarei duas pragas: a pressa e a indecisão. Hoje viverei com calma, com paciência, pois a pressa é inimiga de uma vida feliz. Não permitirei que nem a pressa nem a impaciência me aflijam.
Só por hoje...
...terei confiança em mim mesmo e enfrentarei todos os problemas com decisão e coragem; não deixarei nenhum para amanhã.
Não terei medo e agirei com coragem, pois o futuro me pertence. Hoje terei confiança em minha capacidade para a luta e o trabalho.
Só por hoje...
...não invejarei os que têm mais dinheiro, beleza ou saúde que eu. Contarei meus bens, e não meus males.
Só por hoje...
...tratarei de resolver os problemas de hoje; o futuro é resolvido por si mesmo. O destino pertence aos que lutam; hoje terei uma tarefa a realizar. Se ainda me restar algo a ser feito, não me desesperarei.
Só por hoje...
...não pensarei no passado nem guardarei rancor de ninguém: praticarei a lei do perdão. Assumirei minhas responsabilidades e não transferirei a culpa de meus problemas para outras pessoas. Hoje comprovarei que Deus me ama e me presenteia com seu amor.
Só por hoje...
...farei o bem a alguém. Procurarei uma pessoa para fazê-lo, sem que o descubra; serei cortês e generoso, pagarei o mal com o bem.
Ao anoitecer, comprovarei que Deus me premiou com um dia repleto de felicidade.
De manhã, farei outro dia como o de hoje.


Desconheço o Autor

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