Valentine's Day/Dia dos Namorados


Dia de São Valentim/Dia dos Namorados

Em 14 de fevereiro celebra-se o dia de São Valentim nos USA e outros países sendo o dia em que casais apaixonados mostram sua afeição um pelo outro. No Brasil há o “Dia dos Namorados” – mas é celebrado em 12 de junho.
Sua origem veio de Roma no século 5 DC como tributo ao santo católico São Valentim.
Antes do estabelecimento desse dia, por mais de oitocentos anos, os Romanos praticaram uma celebração pagã comemorando um rito de passagem dos jovens em honra ao deus Lupercus. A celebração continha uma loteria em que homens jovens sorteavam o nome de uma menina que seria sua companheira sexual pelo resto do ano.
Tentando eliminar o festival pagão o papa Gelasius ordenou uma mudança na loteria. Em vez de nomes de moças, a caixa conteria os nomes de santos. Ambos, mulheres e homens, podiam participar sorteando um nome e o jogo era imitar a vida daquele santo até o final do ano.
É claro que muitos jovens não gostaram da mudança de regras.
Então a Igreja procurou um santo católico para substituir Lupercus. Deveria ser um santo que pudesse ser o patrono do amor. Eles encontraram um santo adequado em São Valentim, que, em 270 DC foi decapitado pelo imperador Claudius. O imperador tinha percebido que homens casados eram soldados fracos porquê preocupados com as famílias eles não aceitavam grandes riscos. Então ele baniu o casamento no Império Romano.
Mas Valentim continuou a casar em segredo os jovens pares que o procuravam. Quando o imperador descobriu, ele tentou converter Valentim ao paganismo. Em resposta Valentim tentou converter o imperador. Ao falhar na tentativa,Valentim foi apedrejado e decapitado.
Durante seus dias na prisão Valentim apaixonou-se pela filha cega de seu carcereiro. Seu amor a sua grande fé possibilitaram a cura de cegueira antes da morte dele. Um dia antes da execução Valentim escreveu uma mensagem para ela assinada “Do seu Valentim” – a frase tem sido usada desde então. Embora a loteria por mulheres tenha sido banida pela igreja o feriado no meio de fevereiro em honra de São Valentim ainda era usado pelos jovens Romanos para buscar o amor das mulheres. Tornou-se uma tradição os homens darem mensagens manuscritas para suas amadas contendo o nome de Valentim.
O cartão do dia dos namorados veio desta tradição e o primeiro cartão foi enviado por Charles, duque de Orleans à sua esposa em 1415. Ele era prisioneiro na Torre de Londres naquela época.

Feliz Dia dos Namorados a todos os Enamorados!


Fonte:www.google.com.br
Imagem:www.2.bp.blogspot.com

0 comentários: