Aniversário de Lionel Richie


Lionel Brockman Richie, Jr. (Tuskegee, Alabama, 20 de junho de 1949) é um cantor estadunidense, mais conhecido por uma série de sucessos emplacados durante os anos 80. Richie começou sua carreira artística na banda The Commodores (cujas canções mais relembradas deles são "Three Times a Lady" e "Easy".
Em 1980, Lionel produziu canções para o cantor country Kenny Rogers, e em 1981 ganhou muitos prêmios com a canção gravada em parceria com a cantora Diana Ross, "Endless Love", para a banda sonora do filme Amor Sem Fim.
Em 1982 seu primeiro álbum solo intitulado Lionel Ritchie ficou em primeiro lugar durante 1 mês das paradas da Billboard, com os hits “Truly” e “You are”. O próximo trabalho de Richie, Can’t Slow Down alcançou o topo com o prêmio Diamante da música, representando a venda de mais de 10 milhões de cópias vendidas. Os hits “Hello” e “All night long (All night)” fazem parte desse trabalho.

Em 1984 foi convidado especial para cantar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Los Angeles, e em 1985, junto com Michael Jackson, escreveu o single “We are the world” para o projeto USA for Africa, que tinha como objetivo arrecadar fundos para as famílias vítimas da fome na África. Em 1986, o single “Say you, say me” foi trilha sonora do filme “While Nights” e alcançou o primeiro lugar das paradas, ganhando o prêmio Globo de Ouro de melhor canção.

Depois de lançar 3 álbuns solo, Lionel Richie decidiu dar um tempo em sua carreira artística. Retorna em 1992 com o lançamento do CD Back to front, mas devido a problemas familiares permanece afastado dos palcos por mais 5 anos. Em 1997 lança “Truly - The Love songs”, uma pequena coletânea de suas músicas românticas que fizeram sucesso durante sua carreira.

Em 2001 lança “Renaissance”, marcando definitivamente seu retorno no cenário musical e artístico. “The Definitive Collection”, lançado em 1983, é uma coletânea de todas canções compostas e gravadas ao longo de sua carreira, incluindo os sucessos da época dos “The Commodores”. Ele já vendeu mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.Em 2009 lança o album Just Go, com participaçao de Akon na musica Just Go e em Nothing Left To Give, duas otimas músicas.

Fonte Wikipédia

0 comentários: